OASIS – O Processo, o Sonho, o Mutirão

De 4 a 11 de Novembro, pessoas do Instituto Elos – juntamente com cerca de 15 participantes vindos da Holanda, Bélgica e várias zonas do Brasil – vieram até à Favela da Paz para jogar o jogo do Oasis.
O jogo do Oasis tem a duração de 8 dias. Durante os primeiros 6 dias, os participantes entram em contato com a comunidade local, e num processo conjunto tentam descobrir qual o seu sonho coletivo. Ao longo destes dias, reunimos com a comunidade na Escola E. Oscar Machado, aqui na Rua 2, e chegamos a um acordo relativamente aos primeiros passos a realizar, para tornar o sonho realidade. Nos últimos dois dias do Oasis, juntamente uma multidão de todas as faixas etárias da comunidade, fizemos um mutirão. Numa ação gigantesca, colocamos a “mão na massa” e construímos na escola um parque para as crianças, uma pista de skate, renovamos a quadra, construímos uma horta comunitária, arborizamos os espaços, e pintamos paredes e escadões!

Mais que todos os resultados visíveis, esta foi uma experiência que demonstrou o poder de ação de uma comunidade unida. Esta é uma experiência que queremos manter viva. Para isso, decidimos continuar com as reuniões comunitárias, onde vamos continuar a debater e planear os próximos passos para transformar o Jardim Nakamura.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s