“Encontros, Diálogos e Singularidades – Conviver para crescer”

Encontro internacional que incentiva desenvolvimento comunitário  nas periferias

 1381681_593743507356186_386011392_n

Foto: Crianças do JD Ângela participando de um dos eventos da ONG Favela da Paz:

aprendizado sobre reciclagem de lixo e como construir um “Minhocário”

Líderes de projetos em áreas de risco de diversos países, como Alemanha, Portugal, Bolívia, Holanda e Território Palestina chegam nesta semana ao Brasil e o destino principal é o Jd Ângela, região localizada no extremo sul da cidade de São Paulo. Todos estarão reunidos no  “ENCONTROS, DIÁLOGOS E SINGULARIDADES – CONVIVER PARA CRESCER”, um evento internacional para o desenvolvimento comunitário sustentável que tem o objetivo de apresentar propostas da criação de um modelo para trazer mais qualidade de vida nas periferias pelo mundo. O encontro acontece de 16 de outubro a 16 de novembro de 2013, na comunidade do Jd Ângela, com organização do coletivo Limiar Ecossistemas e da ONG Favela da Paz, sede do evento (Rua Miguel Dionísio do Valle, 35 – Jd Nakamura).

 Na pauta, assuntos como a cultura de paz e gestão de conflitos, bem como soluções práticas para disseminar o cuidado ao meio ambiente através da utilização de recursos disponíveis localmente.  Hortas urbanas, sistemas de produção do biogás a partir do lixo orgânico e tecnologias renováveis

estarão na mesa e nas ruas da região, sempre com a participação da população local. O “Encontros, diálogos e singularidades” tem como foco a identificação e troca de experiências com organismos internacionais que trabalham com comunidades, ou, periferias em todo o planeta. O elo de ligação entre o JD. Ângela e estes organismos internacionais foi selado por Cláudio Miranda, diretor da ONG Favela da Paz, que anualmente participa dos eventos destes grupos na Europa. Miranda tem como parceiros Gal Martins, diretora artística da Cia. Sansacorma, que divide com ele a coordenação do evento e o Coletivo Limiar Ecossistemas, que, na figura de Ruth Andrade e Paulo Mellet, pilotam a organização do “Encontros”.

 Este evento traz a oportunidade de criar diálogos, trocas de conhecimento e realizar na prática três esferas importantes para o desenvolvimento comunitário sustentável: a cultura de paz e gestão de conflitos, a criação de centros de demonstração de práticas ecológicas, e ferramentas de engajamento e participação comunitárias”, explica Ruth Andrade. Durante um mês, este três elementos serão desenvolvidos por organizações diferentes trabalhando em sinergia, juntas pela primeira vez no Brasil, resultando no fortalecimento local da ONG Favela da Paz no Jd. Angela, mas também da criação de uma rede de apoio internacional para projetos semelhantes.

O evento, cujo grande mote é trazer conceitos e experiências de sustentabilidade para o desenvolvimento comunitário, está dividido em três atividades:

 Campus Global

Evento anual organizado pela ONG Tamera, um coletivo Alemão com sede em Portugal criada a partir de princípios da cultura da paz e que colabora há 30 anos com especialistas do mundo todo com pesquisas voltadas para educação. O Campus Global tem foco nas questões de uma melhor utilização da água, produção de alimentos e energia e o desenvolvimento de melhores relações comunitárias. O evento chega ao Jd. Ângela com o intuito de desenvolver e mostrar práticas sustentáveis, como chuveiros que funcionam à base de energia solar e a aplicação da Permacultura urbana, método que encontra maneiras de fechar os ciclos de produção e consumo, utilizando por exemplo restos de alimentos em minhocários que são então transformado em adubos para hortas urbanas. “As crianças da comunidade participarão e passarão a ter mais conhecimento de que é possível reutilizar o lixo de forma prática e responsável. Isso poderia criar um impacto muito positivo na nossa região”, explica Cláudio Miranda, diretor da ONG Favela da Paz.

 Instituto Elos – Treinamento no Jogo Oásis

Evento criado pelo Instituto Elos, com sede em Santos, litoral paulista, e uma base na Holanda. Jogo Oasis é uma ferramenta de apoio à mobilização cidadã para a realização de sonhos coletivos. Os participantes passam por um treinamento, para que possam replicar esta tecnologia social em suas comunidades. Ele é composto por jogadores e moradores da comunidade, considerando uma definição ampla de comunidade que envolve diversos atores, como moradores, ONGs, governo local, lideranças e empresas. Concebido para ser de uso livre e praticado de forma totalmente cooperativa, para que todos, juntos, coloquem a mão na massa e realizem algo em comum, o Oasis propõe regras que permitem a vitória de todos, sem exceção. A atividade envolverá toda a comunidade do JD Ângela e tem como objetivo empoderar os moradores para que vejam na prática como podem realizar suas aspirações usando os talentos e recursos locais.

 Global Grace Day

 O Global Grace Day será celebrado através de um evento envolvendo músicos internacionais e da periferia que acontecerá dia 9 de novembro, a partir das 19 horas. Além de música, haverá debates, palestras e atividades que focam na construção da cultura de paz. O evento acontecerá simultaneamente no mesmo dia e horário na África, Índia, Israel, Território Palestino, Colômbia e no Brasil.

 PROGRAMAÇÃO CULTURAL

 Dia 09/11 – Global Grace Day

 Cerca de 05 países unidos no mesmo dia para celebrar a paz e a coletividade

 Local: Favela da Paz – Rua 2

 10h – Cantigas de roda e Danças Circulares para crianças

 11h – Debate Papo Comunitário – Paz: Utopia ou Realidade

 12h – Almoço Comunitário

 14h – Aula Aberta de Danças Brasileiras

 15h – Aula aberta de Break Dance

 16h – Exibição de Filmes curta metragens sobre Cultura de Paz

 17h – Show Camila Brasil

 18h – Shows de Rap (grupos a confirmar)

 19h – Espetáculo: Outras portas, outras pontes – Cia Sansacroma

 20h – Show Banda Poesia Samba Soul

 Dia 10/11 – Samba na 2 –  às 16h00

 Roda de samba tradicional que acontece todos os segundos domingos de cada mês na Rua 2, endereço da ONG Favela da Paz. Com a participação de sambistas convidados e de membros da comunidade.

 Dia 16/11  – Show de pré lançamento do DVD – Banda Poesia Samba Soul – 25 anos

20h

Local: Fábricas de Cultura Capão Redondo

Rua: Algard, 82 – Jardim São Bento

Banda Poesia Samba Soul realizará um pré lançamento do DVD que comemora os seus 25 anos de existência, no palco convidados mais que especiais, tendo como destaque a cantora norte americana Emília Dahlin

 Dia 17/11 – Espetáculo: Marchas – Cia Sansacroma às 17h

CEU Vila do Sol

Rua Avenida Dos Funcionários Públicos, 369

A Cia Sansacroma apresenta o espetáculo Marchas, como celebração de todas as atividades realizadas no evento Encontros, Diálogos e Singularidades que dialoga diretamente com a obra de Paulo Freire, tema central deste espetáculo

 SERVIÇO

“ENCONTROS, DIÁLOGOS E SINGULARIDADES – CONVIVER PARA CRESCER”

Local: ONG Favela da Paz

Endereço Rua Miguel Dionísio do Valle, 35 – Jd Nakamura

Informações: (11) 5833-5901

Atividades Gratuitas

https://faveladapaz.wordpress.com/fotos-2/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s